Poeiras do norte de África voltam a atingir Portugal Continental: Recomendações da DGS

chuvas de Lama

Poeiras do norte de África voltam a atingir Portugal Continental: Recomendações da DGS

 

Durante os dias de hoje, 22 de março, e de amanhã, dia 23 de março, está previsto que Portugal Continental seja atravessado por “uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão”.

Esta situação originará “uma situação de fraca qualidade do ar” dado o “aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Alentejo e Algarve e o interior da Região Centro”.

O alerta foi dado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que relembra que estas poeiras em suspensão tem efeitos na saúde humana, “principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.

Assim, para os dias 22 e 23 de março, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda:

  • a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.
  • os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

 

Leia também